O Colégio Estadual Josué Brandão foi criado através do Decreto Nº 4795, publicado no D.O. de 26 de Julho de 1989 com recursos provenientes do Governo Estadual para atender (inicialmente) aos cursos Técnicos de Enfermagem, Edificações e Eletrotécnica.
Atualmente esta escola no diurno atende ao Ensino Fundamental e Médio. Especificamente no turno noturno a Educação de jovens e adultos e o Ensino Médio.
A denominação deste Colégio, foi em homenagem ao Professor Josué de Souza Brandão, nascido em Santa Inês-Ba , homem de origem muito pobre ainda cedo entendeu que para vencer na vida precisava estudar. Mudou-se para Jaguaquara, lá foi trabalhar de auxiliar de disciplina para pagar seus estudos em um Colégio Batista chamado Taylor Egídio.
O dom do professor era construir, materializar seus sonhos. Ele só queria fazer coisas grandes.
Morando em Itabuna, em 1968 já com quase 40 anos de idade, iniciou os primeiros passos para aquilo que se chamava CISO. Utilizando uma construção abandonada da antiga estação ferroviária fez de uma pequena sala, dois cursos profissionalizantes. O seu ideal era que o aluno estudasse e tivesse também uma profissão, era que o filho do humilde tivesse uma escola decente de ótima qualidade.
O Professor Josué Brandão além de fundador do CISO, foi vereador, um excelente historiador, sendo professor da FESPI, hoje UESC.
Em 01/021989 o Professor Josué Brandão sofreu um ataque cardíaco numa sessão na câmera de vereadores o qual não resistiu e veio a falecer.
Logo nesse mesmo ano foi inaugurado o nosso Colégio e para homenageá-lo pela sua contribuição a educação da nossa cidade foi nos dado o seu nome COLÉGIO ESTADUAL JOSUÉ BRANDÃO.
ESSE E OS DOS MELHORES COLEGIO QUE JA ESTUDEI NA MINHA VIDA
ResponderExcluiré muito bom mesmo esse colegio
ResponderExcluir